Karatsev continua temporada de sonho: primeiro título ATP no Dubai e entrada no top 30

Por José Morgado - Março 20, 2021
Karatsev

Aslan Karatsev passou uma década da sua carreira perdido entre os Futures e os Challengers, mas os últimos meses… mudaram tudo. Aos 27 anos, o russo deu este sábado mais um passo rumo a uma temporada que já está a ser memorável e conquistou no ATP 500 do Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, o primeiro título de singulares da sua carreira no principal circuito profissional masculino.

Um mês depois de chegar de forma surpreendente às meias-finais do Australian Open — e entrar no top 100 pela primeira vez — o russo derrotou desta feita toda a concorrência para triunfar no Dubai, com a última ‘vítima’ a ser na final o sul-africano Lloyd Harris, surpreendente qualifier e 81.º ATP, por 6-3 e 6-2, num encontro que dominou completamente praticamente do início até ao fim e que durou somente 76 minutos.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/TennisTV/status/1373310024529932288

Atualmente no 42.º posto do ranking mundial, Karatsev vai estrear-se no top 30 na próxima segunda-feira. Em agosto, quando o circuito voltou após cinco meses e meio de paragem pandémica, ele estava fora… do top 250.

Karatsev soma agora 15 vitórias e 2 derrotas esta época, com os únicos desaires a serem diante de jogadores… do top 4 ATP. Novak Djokovic (1.º) nas meias-finais em Melbourne e Dominic Thiem (4.º) nos ‘oitavos’ em Doha.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt