Jovem de 19 anos humilha Marin Cilic na primeira ronda de Sófia

Por José Morgado - Novembro 9, 2020
forejtek

Jonas Forejtek, jovem checo de 19 anos que passou pela liderança do ranking mundial de juniores e venceu o US Open do escalão em 2019, alcançou esta segunda-feira a melhor vitória da sua carreira para se qualificar para os oitavos-de-final do ATP 250 de Sófia, na Bulgária, prova para a qual recebeu um wild card da organização, precisamente por ser um dos jovens a ter em conta no circuito durante os próximos anos. É a primeira vitória da sua carreira em quadros principais ATP.

O jovem checo, um dos muitos tenistas do seu país e da sua geração que está a subir no ranking — ainda só é 399.º ATP — derrotou na primeira ronda do torneio nada mais, nada menos do que o croata Marin Cilic, ex-top 3 mundial e atualmente fora do top 40, por 6-3 e 6-2, num encontro que dominou por completo e cujos parciais até poderiam ter sido mais desnivelados. O checo é apenas o terceiro jogador nascido em 2001 a vencer um encontro a nível ATP, depois de Jannik Sinner e Brandon Nakashima.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/atptour/status/1325892787775000576

Pela primeira vez na sua carreira, Cilic, de 32 anos, vai terminar uma temporada se chegar uma única vez a uns quartos-de-final ATP. Já Forejtek tem encontro marcado com o vencedor do duelo entre Richard Gasquet e Roberto Carballes Baena.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt