Jornalista começa conferência de imprensa de Rafael Nadal… a dar-lhe os parabéns pela vitória
As conferências de imprensa dos jogadores depois de uma derrota são sempre algo “pesadas”, pois sente-se a frustração não só do atleta como também a incerteza dos próprios jornalistas sobre o seu estado e preponderância a responder a questões. Neste domingo, depois da final de Miami, em que Rafael Nadal perdeu o terceiro encontro da temporada para Roger Federer, um jornalista decidiu começar a ronda de questões a “tentar” realçar os positivos do encontro. E a dar-lhe os parabéns por isso mesmo.
O mínimo que se deve fazer quando se vai para uma conferência de imprensa depois e um jogo é confirmar o resultado, para a partir daí poder formular perguntas o mais pertinentes (e adequadas) possível. Na conferência de Rafael Nadal, um jornalista decidiu pegar primeiro no microfone do que todos os outros e começar de forma, no mínimo, inesperada: “Parabéns pela tua vitória, gostaria de saber como te sentes depois deste encontro, e se estás pronto para tentar novamente?#8221;
Todos terão ficado confusos, até o próprio Rafael Nadal, que foi curto e direto na resposta: “já agora… eu perdi”. O jornalista não se desmanchou e afirmou estar ciente disso, mas refere que o decorrer do encontro “é na mesma uma vitória”, provavelmente pela prestação exibida por parte do maiorquino.
Há sempre que ver o lado positivo.