John McEnroe: «O que Nadal fez jamais será repetido»

Por José Morgado - Junho 8, 2022
mcenroe

John McEnroe, também ele uma das maiores figuras de todos os tempos do ténis mundial, acredita que tudo aquilo que Rafael Nadal tem feito coloca-o num patamar acima de todos os outros. O norte-americano não poupou elogios ao espanhol depois daquilo que aconteceu em Roland Garros — uma vez mais! — na última quinzena.

“É surreal. Pete Sampras demorou 30 anos para ultrapassar Roy Emerson. Achávamos que iam ser necessários mais 30 para que alguém chegasse a ele, mas chegou não só um… como três. É surreal. A maioria de nós pensou que seria Novak Djokovic quem iria inclinar a balança a seu favor, mas depois houve aquele desastre horrível na Austrália, quando o sérvio perdeu o primeiro grande evento do ano. E depois disso, não acho que o Novak alguma vez pensasse que o Nadal ia ganhar na Austrália. O Djokovic entrou em Roland Garros a pensar ‘tenho de arrasar este tipo’ e a verdade é que o Nadal deu um passo em frente e conquistou um novo troféu em Paris. Se alguma vez alguém ganhar 14 Roland Garros ou chegar sequer perto disso, eu farei o pino durante toda uma emissão televisiva”, disparou o norte-americano.

McEnroe acentuou o quão irrepetível deverá ser este feito. O que Nadal conquistou nunca, nunca mais acontecerá no nosso desporto. Ganhar tantas vezes o mesmo Grand Slam… deevemos aproveitar enquanto podemos. Rafa vem a dar sinais de que pode não jogar outro Roland Garros, possivelmente. Não sei se é verdade, mas…”

 

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt