Johanna Konta alcança inédito top 10 e faz história no ténis britânico
Fez-se história no ténis feminino britânico. Johanna Konta, de 25 anos e atual 14.ª classificada do ranking mundial, carimbou este sábado o passaporte para a sua primeira final de categoria WTA Premier Mandatory em Pequim, na China, e, com isso, tornou-se na primeira jogadora britânica a alcançar o top 10 mundial desde Jo Durie em 1984, há precisamente 32 anos.
O feito foi alcançado logo após a vitória nas meias-finais do torneio chinês diante da norte-americana Madison Keys, oitava cabeça de série e número nove da classificação. Numa batalha de 2h35 de duração, Konta superiorizou-se pelos parciais de 7-6(1), 4-6 e 6-4 e seguidamente, em entrevista em court, não conseguiu esconder a satisfação.
“É realmente especial. Tenho adorado estar aqui na China e queria chegar o mais longe possível. Sinto-me abençoada por poder regressar amanhã para jogar a final”, admitiu Johanna Konta, que, para além de entrar pela primeira vez no top 10 do ranking mundial na próxima segunda-feira, coloca-se no oitavo posto da corrida às WTA Finals de Singapura, que reúne no final do ano as oito melhores jogadoras do ano.
Esta vai ser, portanto, a primeira vez na história que o ténis britânico terá dois jogadores no top 10 mundial em simultâneo no circuito WTA e ATP, dado que Andy Murray figura igualmente no lote dos dez primeiros, sendo segundo da hierarquia.