Jogar dois encontros em dois torneios diferentes num só dia? Era uma vez na América…

Por admin - Outubro 7, 2015
Frederik løchte nielsen udlignede til 1-1 i davis cup kampen mod letland på hjemmebane. Frederik tabte de to første sæt 60 61 men vandt de 3 næste sæt 75 63 60 over Martin Podzus

A vida no circuito Challenger é uma autêntica roda-viva. Os jogadores estão constantemente a deslocar-se, tentando amealhar o máximo possível de pontos ATP e de prémios monetários. Afinal, é disso que dependem. No passado domingo, Frederik Nielsen deu um sentido ainda mais intenso ao que acabamos de dizer, ao jogar dois encontros em dois torneios diferentes no mesmo dia!

Está confuso? Nós explicamos. O jogador dinamarquês de 32 anos estava a competir no Challenger de Tiburon, nos arredores de São Francisco, Califórnia. Nesse torneio, formando dupla com Johan Brunstrom, chegaram à final que se disputaria no domingo. É aí que surge a complicação: Nielsen estava também inscrito para jogar o qualifying de singulares do Challenger de Sacramento, na Califórnia, e apesar de ter recebido um bye que o isentou de jogar a primeira ronda do qualifying, o seu encontro da segunda ronda foi agendado para… domingo! Como resolver este imbróglio?

A sorte do experiente dinamarquês foi a conjugação dos horários. O encontro do qualifying de Sacramento foi agendado para as 9 da manhã de domingo enquanto em Tiburon, com a final de singulares prevista para o meio-dia, ou seja, a preceder a sua final de pares, Nielsen teria tempo mais do que suficiente para completar esta maratona. Acabaria por vencer Reilly Opelka em Sacramento por 6-2 e 6-4 em 1h01, conseguindo voltar a Tiburon bem a tempo. Também foi feliz lá ao conquistar com Brunstrom o título de pares: 7-6(2) e 6-1 frente a Carsten Ball/Matt Reid.

Não pode deixar de ser referido que esta compatibilização que Nielsen conseguiu operar só foi possível dada a proximidade geográfica entre os dois torneios. É norma no circuito Challenger o estabelecimento de clusters de torneios numa dada região. Sacramento e Tiburon distam cerca de duas horas de carro.

Fica ainda o curioso relato na primeira pessoa: “No sábado eu estava à espera em Tiburon para ver como seria o horário. Poderia ter jogado primeiro em Tiburon ou primeiro em Sacramento. Quando fiquei a saber o horário, guiei até Sacramento ao final da tarde e jantei pelo caminho. Acordei no domingo de manhã e joguei um bom encontro de singulares que terminou rápido. Isso permitiu-me tomar um banho e ter uma viagem fácil e relaxada para regressar a Tiburon.”

“Sabia que tinha mais ou menos duas horas e meia então estava confortável em termos de tempo. O meu plano de jogo foi executado como eu esperava. Fiquei contente por ter a hipótese de jogar os dois encontros no mesmo dia.” acrescentou Nielsen.

O dinamarquês acabaria por se qualificar para o quadro de singulares de Sacramento onde não foi tão feliz, perdendo na primeira ronda frente a Nicolas Meister por 6-1 e 6-3.