João Sousa vira resultado e alcança quartos de final em Nice
João Sousa, número um português e 28.º do ranking mundial, voltou a mostrar esta terça-feira que sabe o que é preciso para inverter resultados. O vimaranense de 27 anos perdeu a primeira partida, mas reagiu e qualificou-se para os quartos de final do torneio ATP 250 de Nice, França, após um triunfo suado em três sets diante do dominicano Victor Estrella Burgos, 88.º do Mundo, por 3-6, 6-4 e 6-4.
Num encontro pautado por muitas oscilações de nível e que se prolongou por 1h57, Sousa voltou a necessitar de três parciais para vencer, à semelhança do que aconteceu na primeira ronda. O pupilo de Frederico Marques entrou a apresentar um nível longe do seu melhor, mas acabou por melhorar significativamente o seu ténis para defender o estatuto de quinto pré-designado da prova.
Nos quartos de final, João Sousa terá pela frente o gigante sul-africano Kevin Anderson, de 2.03 metros de altura e 20.º colocado da hierarquia ATP, que atua em Nice como convidado e terceiro cabeça de série. Anderson, cujo preparador físico é o português Carlos Costa – fisioterapeuta também da seleção nacional na Taça Davis -, está a regressar aos courts após grave lesão e nunca mediu forças com Sousa no circuito principal ATP.
Estes são os segundos quartos de final do ano para João Sousa, depois de ter atingido em Madrid, há cerca de duas semanas, os seus primeiros quartos em torneios de categoria Masters 1000. Durante a prova de Nice, a última de preparação para Roland Garros, Sousa defende 150 pontos conquistados em 2015, no evento de Genebra, Suíça, ao ter sido finalista.