João Sousa vai completar esta madrugada o lote dos quatro maiores courts do Mundo

Por José Morgado - Janeiro 23, 2019
joao-sousa-rio-open

João Sousa, de 29 anos, está escalado para jogar esta quinta-feira (meia-noite de quarta para quinta em Portugal Continental) as suas meias-finais de pares ao lado de Leonardo Mayer na Rod Laver Arena, o court central do Australian Open… onde nunca jogou anteriormente.

O estádio que homenageia o melhor tenista australiano da história era o único que faltava no ‘currículo’ do vimaranense, que mesmo nos seus dois encontros com Andy Murray na Austrália, em 2015 (Hisense – atual Melbourne – Arena) e 2016 (Margaret Court Arena), nunca havia tido honras de palco principal.

Sousa completa assim o lote de courts centrais em torneios do Grand Slam:

Arthur Ashe Stadium, US Open

– 3.ª ronda de 2013, frente a Novak Djokovic

– Oitavos-de-final de 2018, frente a Novak Djokovic

Philipp Chatrier, Roland Garros

– 1.ª ronda de 2014, frente a Novak Djokovic

Centre Court, Wimbledon

– 1.ª ronda de 2015, frente a Stan Wawrinka

Rod Laver Arena, Australian Open

– Meias-finais de pares, com Leo Mayer, frente a John Peers e Henri Kontinen

Sousa é naturalmente o primeiro português a alcançar tal feito. Michelle Larcher de Brito foi quem esteve mais perto, ao jogar no Centre Court de Wimbledon e no Philippe Chatrier de Roland Garros. Maria João Koehler jogou na Rod Laver Arena e Neuza Silva no Centre Court.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt