João Sousa: «É um prazer disputar o Campeonato Nacional. Estou aqui para dar o meu melhor e tentar vencer»
Doze anos depois, João Sousa está de regresso ao Campeonato Nacional Absoluto. O número um português e 59.º do ranking ATP, que fez a sua primeira participação na prova em 2005, é o primeiro cabeça de série do evento na Beloura Tennis Academy, em Sintra, mas não espera, de todo, facilidades.
“Depois de tantos anos e para ser sincero, nunca tinha ponderado essa hipótese, porque o calendário nunca me tinha permitido jogar o Campeonato Nacional Absoluto, mas este ano as coisas conseguiram adaptar-se ao meu calendário e, para mim, é um prazer disputá-lo. Aqui estou para dar o meu melhor e para tentar vencer”, começou por dizer Sousa, que ficará isento da ronda inaugural.
“Conheço a grande maioria dos jogadores presentes. Sigo a carreira de muitos deles e não vai ser fácil, como é óbvio. Todos os jogadores que aqui estão querem vencer. Uma competição em Portugal é sempre ótimo, poder jogar em Portugal frente a portugueses. Vamos ver como corre, vou pensar encontro a encontro e tentar adaptar-me às condições do torneio”, rematou o vimaranense, que nos oitavos de final mede forças com o vencedor do encontro entre Gonçalo Falcão e Julian Contzen.
“Hoje foi o primeiro dia de adaptação. Correu bem, amanhã há mais um treino e tentar adaptar-me da melhor maneira para na quarta ou quinta-feira tentar fazer um bom encontro”, rematou João Sousa.