João Sousa supera teste na estreia e avança aos oitavos de final em Sófia
João Sousa, número um português e 68.º do ranking mundial ATP, ultrapassou esta segunda-feira à tarde um duro desafio e seguiu caminho até aos oitavos de final do torneio ATP 250 de Sófia, na Bulgária, dotado de 501 mil euros em prémios monetários, defendendo com sucesso o seu estatuto de sétimo cabeça de série.
A defrontar um jogador local convidado da organização, Sousa, a disputar o seu primeiro evento desde o Open da Austrália, precisou de puxar dos galões na eliminatória inaugural para ultrapassar o búlgaro Dimitar Kuzmanov, número 340 do Mundo, e vencer pelos parciais de 7-6(6) e 6-1.
Depois de um primeiro parcial longe do seu melhor nível, no qual liderou por 5-3 e chegou a salvar três set points no tiebreak, o vimaranense de 28 anos cortou nos erros diretos e somou um triunfo em parciais diretos, rubricado ao cabo de 1h36 de duração.
Nos oitavos de final, João Sousa, que registou a sua terceira vitória da época de 2018, vai medir forças com o vencedor do compromisso entre o jovem alemão Maximilian Marterer, de 22 anos e 82.º da tabela ATP, e o tunisino Malek Jaziri, ex-top 50 do Mundo e atual 110.º da classificação.