João Sousa sofre com o calor e perde após liderar por 2-0 em sets
João Sousa, atual 37º classificado do ranking mundial, foi esta madrugada eliminado na primeira ronda do quadro principal do Open da Austrália 2017, às mãos de Jordan Thompson, por 6-(2) 4-6 6-3 6-2 6-1, após três horas e vinte e um minutos. Esta é a sua quinta participação no quadro principal do major disputado em Melbourne Park.
Na primeira ronda frente ao jovem australiano Jordan Thompson, João Sousa entrou muito bem no encontro estando claramente superior nos dois primeiros sets. No entanto, o número um português acabou por ter uma quebra na sua prestação, o que permitiu ao jovem australiano recuperar e vencer os dois sets seguintes, forçando uma quinta e decisiva partida, que Tompson acabou por ganhar.
O número um nacional sofreu com o calor australiano e sofreu algumas tonturas, o que o levou a uma curta interrupção no quinto set, quando Sousa foi assistido pela organização. Para além do calor, João Sousa sofreu ainda com o barulho, já que desde o início ao fim do encontro os fãs australianos não pararam de cantar e gritar por Thompson, tendo até o árbitro de cadeira pedido para apenas se pronunciarem após os pontos.
Na segunda ronda, Jordan Tompson vai enfrentar nada mais nada menos que Dominic Thiem, atual oitavo classificado do ranking. Entretanto no torneio de pares, João Sousa vai entrar em ação amanhã, ao lado do argentino Guillermo Duran, e frente a Marcus Daniell e Marcelo Demoliner. O confronto vai ocorrer no Court 22, por volta das 02h de Portugal Continental.