João Sousa sem chances na primeira ronda do Australian Open

Por José Morgado - Janeiro 18, 2023

João Sousa, número um português e 81.º colocado do ranking ATP, foi eliminado esta quarta-feira na primeira ronda do Australian Open, deixando o primeiro Grand Slam da temporada sem qualquer tenista português em prova em singulares ao fim da primeira ronda do quadro principal. Recorde-se que Nuno Borges também perdeu na primeira ronda, Gastão Elias na segunda do qualifying e Frederico Silva na primeira da fase prévia.

O vimaranense de 33 anos, que chegou a Melbourne depois de uma semana em Auckland em que somou duas derrotas — uma no qualifying e outra no quadro principal frente ao futuro campeão Richard Gasquet –, não teve chances diante do seu bom amigo espanhol Roberto Bautista Agut, 25.º ATP e finalista em Adelaide, na semana passada, por 6-3, 6-2 e 6-2, num encontro resolvido em menos de duas horas espalhadas por dois dias e no qual o espanhol esteve sempre por cima. Sousa chegou a pedir assistência médica durante o terceiro set, disputado integralmente na quarta-feira (o duelo foi retomado a 6-3, 1-0 para Bautista).

A participação portuguesa em Melbourne concentra-se agora na variante de pares, onde João Sousa compete ao lado de Francisco Cabral. Defrontam o paquistanês Aisam Qureshi e o sérvio Nikola Cacic na primeira ronda, esta quinta-feira.

Sousa está inscrito no fortíssimo Challenger belga de Ottignies-Louvain-la-Neuve na próxima semana para tentar compensar a iminente perda dos 250 pontos do título de Pune 2022, que vai acontecer na semana da Taça Davis, em que João não poderá defender esses pontos. A saída do top 100 após essa semana é o cenário mais provável…

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt