João Sousa sai de Melbourne no top 40 de singulares, pares e em 3.º na Corrida para Londres

Por José Morgado - Janeiro 24, 2019

João Sousa, de 29 anos, despediu-se esta quinta-feira da melhor participação de sempre de um tenista português em torneios do Grand Slam. O vimaranense chegou à terceira ronda de singulares, apenas eliminado pelo japonês Kei Nishikori, número nove mundial, e depois só caiu nas meias-finais de pares — as primeiras da história do ténis luso em Majors — ao lado do argentino Leonardo Mayer.

Os resultados de João Sousa permitem ao português sair de Melbourne com um prize money total a ronda os 200 mil euros (135 mil de singulares e perto de 70 mil em pares) e ainda pontos importantes para as duas classificações mundiais (e respetivas ATP Races) que colocam num dos melhores momentos da carreira também em termos de ranking.

RANKINGS de JOÃO SOUSA na segunda-feira:

Singulares – 39.º (a 11 posições do recorde pessoal e nacional – 28.º)

Pares – 32.º (recorde pessoal e nacional)

Corrida para Londres de pares – 3.º (apuram-se os oito melhores para as ATP Finals… em novembro)

 

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt