João Sousa resgata primeiro ponto para Portugal
João Sousa, número um nacional e atual 34.º mundial, conquistou o primeiro ponto para Portugal no confronto com a Eslovénia, a contar para o play-off de manutenção no Grupo I da Zona Europa/África da Taça Davis, que decorre no Clube de Ténis de Viana do Castelo este fim-de-semana. O vimaranense bateu Tom Kocevar-Desman, número três esloveno e 822. ATP, por 6-7(5), 7-6(3), 6-2 e 6-1.
Sem conseguir ser acutilante nos momentos decisivos no set inaugural, o português de 27 anos viu o esloveno arrecadar a primeira partida com recurso ao tie break, depois de ter desperdiçado dois set points a 5-4. Sousa devolveu na mesma moeda, conquistando o segundo set com o desempate “nas grandes penalidade”, com o público de Viana do Castelo a fazer-se ouvir.
Depois de duas partidas sem breaks, a história viria a mudar de figura nos sets seguintes. Uma troca de breaks abriu o parcial, mas o jogador natural de Guimarães conseguiu assentar o seu jogo, movimentando-se melhor na terra batida nortenha. Chegou à quebra no quarto jogo e, uma vez em vantagem, não mais baixou a guarda, voltando a desmantelar o serviço de Kocevar, desta feita para fazer o 6-2.
A atitude determinada e mais alerta de João Sousa permaneceu no quarto set e a quebra não tardou a chegar. Feito o 4-1, o vimaranense não mais deixou fugir a vantagem, reforçando-a no sexto jogo. A servir para fechar, o melhor português de sempre não vacilou. “Consegui jogar um pouco melhor no final. Agora é descansar e apoiar o Gastão, que joga de seguida”, disse o português durante a entrevista em court. Gastão Elias mede forças com Grega Zemlja, número um esloveno e 148.º ATP.