João Sousa regressa aos quartos-de-final de um ATP em Genebra

Por admin - Maio 20, 2015

João Sousa está de regresso aos quartos-de-final de um ATP 250. O número um nacional, que figura esta semana na 50.ª semana da hierarquia mundial, voltou a fazer frente a Jurgen Melzer e fez uma exibição de grande nível para derrotar o austríaco pelos parciais de 6-4 e 6-4 no Geneva Open, dotado de 439.405 dólares em prémios monetários.

Depois de derrotar na primeira ronda do Masters 1000 de Roma e na segunda ronda do Masters 1000 de Madrid, João Sousa chegou ao torneio suíço com algum ritmo e vontade de melhorar a sua série de resultados. Com a experiência de já ter defrontado Melzer no passado, o jogador português entrou em court confiante e não se desconcentrou pelo facto de ter perdido uma quebra de serviço, recuperando o break logo no logo a seguir à quarta oportunidade.

O primeiro set foi fechado ao fim de 43 minutos e teve ainda alguma controvérsia pelo meio, depois de Melzer alegar que esta bola (vídeo em baixo) teria ressaltado duas vezes no chão.

A versão completa, cortesia do Twitter “Bola 24” da discussão entre João Sousa e Jurgen Melzer. Para ouvir com som bem alto…
Posted by Bola Amarela on Wednesday, May 20, 2015

No segundo set as trocas de bolas eram de alta intensidade e corresponderam às expectativas por parte de dois jogadores que já estiveram bem melhor na classificação (Melzer, agora 104.º ATP, já foi top-10). João Sousa recuperou de uma desvantagem de 2-0 e fez novamente o break ao 3-3, terminando o encontro de duração de 1h21 com pancadas de direita agressivas e que deixaram o adversário sem grandes hipóteses.

Esta é a primeira vez desde o torneio de Montpellier, em fevereiro deste ano, que João Sousa é um dos oito últimos sobreviventes num torneio do circuito profissional. Resta agora aguardar pelo desfecho do duelo entre Pablo Andujar e Adrian Mannarino para saber quem será o seu próximo adversário