João Sousa protagoniza dia histórico com 'quartos' em Madrid e entrada no top 30 ATP

Por admin - Maio 5, 2016

João Sousa continua a fazer história na sua carreira e… no ténis português. O número um nacional e 35.º colocado do ranking mundial foi o protagonista esta quinta-feira de mais um dia inesquecível para Portugal ao derrotar o norte-americano Jack Sock, 26.º ATP, por 6-1, 6-7(3) e 6-2, e avançar em Madrid aos seus primeiros quartos de final em provas Masters 1000, assegurando igualmente a entrada inédita no top 30 da classificação mundial.

Num encontro muito equilibrado, com a duração de longas 2h15, foi Sousa quem se mostrou mais estável mentalmente, impondo também o seu jogo profundo e agressivo de forma mais consistente nos momentos de maior tensão. Sock, que se mostrou descontente com a arbitragem, ainda elevou o nível na segunda partida, mas o vimaranense fez prevalecer toda a sua garra que o caracteriza.

Nos quartos de final, disputados esta sexta-feira, João Sousa, que na semana passada havia cedido na segunda ronda do Millennium Estoril Open, terá pela frente nada mais, nada menos do que o espanhol Rafael Nadal, especialista em terra batida e atual número cinco da tabela. Os dois jogadores já se defrontaram uma vez, com o maiorquino a levar a melhor nos quartos de final do torneio ATP 500 do Rio de Janeiro, em 2014.

Com o triunfo carimbado esta quinta-feira, João Sousa faz aquilo que só o ex-número um nacional Fred Gil havia feito na história do ténis português: alcançar os quartos de final de um evento de categoria Masters 1000 (Gil foi quarto-finalista em Monte Carlo, em 2011). Quanto ao ranking mundial, Sousa entra pela primeira vez no top 30 ATP, consolidando a melhor classificação de sempre de um jogador luso.

Estatísticas do encontro:
statsjoaomadrid