João Sousa perde batalha na estreia em Cincinnati e falha encontro com… Roger Federer

Por Pedro Almeida - 13 Agosto, 2018

João Sousa, número um português e 61.º do ranking ATP, foi eliminado esta segunda-feira à tarde na primeira ronda do Masters 1000 de Cincinnati, nos Estados Unidos, após um desaire em três partidas, e falha assim o (tão aguardado) encontro na segunda eliminatória com nada mais, nada menos do que… o campeoníssimo Roger Federer.

No embate de estreia, o vimaranense de 29 anos não resistiu ao alemão Peter Gojowczyk, número 47 da classificação ATP e recentemente em má forma, e acabou por sair de cena pelos parciais de 2-6, 6-4 e 7-5, ao cabo de 1h50 de embate, dando ao germânico a sua primeira vitória no circuito ATP desde finais de maio.

Sousa mostrou-se sempre mais consistente de fundo do court perante Gojowczyk até à fase final da segunda partida, mas a partir daí, após uma quebra de intensidade do português, o equilíbrio instalou-se. No terceiro parcial, o pupilo de Frederico Marques chegou a salvar um match point, a 4-5, mas acabou por ceder na ponta final.

Apesar da derrota em singulares, vertente na qual deverá descer no ranking na próxima semana, João Sousa está em prova na variante de pares, ao lado do espanhol Pablo Carreño Busta. A dupla ibérica mede forças na primeira ronda com o croata Nikola Mektic e o austríaco Alexander Peya.

Pedro Almeida