João Sousa perde batalha e cai na primeira ronda dos Jogos Olímpicos

Por José Morgado - Julho 25, 2021

João Sousa, melhor tenista português de todos os tempos mas atualmente caído para o 137.º posto do ranking mundial, foi eliminado este domingo na primeira ronda dos Jogos Olímpicos de Tóquio, não conseguindo assim repetir a prestação do Rio’2016, em que só caiu na segunda ronda diante de Juan Martín Del Potro, futuro medalhado de prata nessa edição.

Num encontro de qualidade, no qual até fez uma das suas melhores exibições do ano, o vimaranense de 32 anos perdeu com o checo Tomas Machac, número 144 ATP, por 6-7(5), 6-4 e 6-4, em 2h33, num encontro que acabou por resolvido por momentos de grande inspiração do checo, pouco experiente nestas andanças, na grande maioria dos pontos importantes.

Portugal despede-se dos Jogos Olímpicos de Tóquio sem qualquer triunfo, depois dos desaires de Pedro Sousa em singulares e da dupla Pedro e João Sousa nos pares, na jornada de sábado.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt