João Sousa não verga e resiste a grande batalha no Jamor

Por José Morgado - Janeiro 9, 2024
joao-sousa-oeiras

João Sousa, o melhor tenista português de todos os tempos e atualmente no 244.º posto do ranking mundial, entrou esta terça-feira com uma vitória muito dura no Indoor Oeiras Open 2, no Jamor, voltando a mostrar que o ténis e a disponibilidade física podem não ser a de outros tempos, mas a garra e coração… ainda é!

O vimaranense de 34 anos, que na semana passada chegou aos quartos-de-final, derrotou pelo segundo torneio consecutivo na primeira ronda o qualifier italiano Vincent Ruggeri, 342.º ATP, por 7-6(5), 3-6 e 7-6(5), numa duríssima batalha de 2h45 que animou os courts cobertos do Jamor.

“Contente com a vitória. O nível que exibi hoje não foi tão bom como a semana passada mas tenho tido alguns problemas físicos que não me têm deixado jogar da maneira como gostaria. Apesar do nível venci que era o mais importante. Amanhã espero estar melhor e hoje atingi o objetivo apesar das condições em que estou”, confessou no final.

Na segunda ronda, que se joga já esta quarta-feira, Sousa vai defrontar também experiente italiano Lorenzo Giustino, 288.º da hierarquia mundial.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com