João Sousa não resiste a Dominic Thiem em Roma
João Sousa, número um nacional e 30.º colocado da hierarquia mundial, foi afastado ao início da tarde desta quarta-feira na segunda ronda do Masters 1000 de Roma, em Itália. O vimaranense, a jogar com o seu melhor ranking de sempre, não resistiu ao mais cotado austríaco Dominic Thiem, 15.º classificado ATP, e perdeu pelos parciais de 6-3 e 6-2, em 65 minutos.
Num duelo sem grande história, o pupilo de Frederico Marques não conseguiu oferecer resistência a Thiem, 13.º cabeça de série, que se apresentou muito forte durante grande parte do embate. No capítulo estatístico, Sousa ganhou apenas 53% dos pontos disputados com a primeira bola e viu o seu serviço ser quebrado em seis ocasiões.
Apesar da derrota em singulares, João Sousa deverá subir à melhor classificação de sempre de um jogador português, o 28.º lugar da tabela ATP. Caso o gaulês Jeremy Chardy atinja os quartos de final da prova transalpina, o português é ultrapassado e surgirá apenas na 29.ª posição.
Em pares, o vimaranense mantém-se ainda em prova ao lado do francês Benoit Paire. A dupla luso-gaulesa defronta ainda hoje nos oitavos de final o indiano Rohan Bopanna e o romeno Florin Mergea, sextos pré-designados.