João Sousa faz a sua melhor exibição de 2021 mas perde com Nishikori em Indian Wells

Por José Morgado - Outubro 8, 2021
joaosousa2

João Sousa, melhor tenista português de todos os tempos e atualmente caído para o 182.º posto do ranking ATP na ressaca de dois anos muito duros — com lesões e muitas desilusões –, está aos poucos a mostrar uma subida de forma reveladora de que o seu lugar ainda é, pelo menos, entre a elite do top 100 mundial.

Depois de passar a fase de qualificação no ATP Masters 1000 de Indian Wells sem perder qualquer set, o vimaranense de 32 anos não teve grande sorte no sorteio e acabou eliminado na primeira ronda diante do japonês Kei Nishikori, ex-top 5 mundial e atual 52.º ATP, por 6-7(5), 6-3 e 6-2, num encontro de 2h22, em que chegou a ter set e break de vantagem, exibindo-se a um nível a que há muito não víamos. O encontro acabou por ser resolvido depois de Sousa baixar a qualidade do seu serviço — sofreu dois breaks no segundo set e quatro (!) na terceira partida.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/BNPPARIBASOPEN/status/1446283270455377922

Nishikori encara Dan Evans na segunda ronda, ao passo que Sousa regressa aos Challengers já na próxima semana, no torneio da Academia de Juan Carlos Ferrero, em Alicante.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt