João Sousa estreia-se frente a Denis Istomin em 's-Hertogenbosch
João Sousa, número um português e atual 44.º colocado do ranking mundial, vai defrontar o uzbeque Denis Istomin na primeira ronda do Topshelf Open 2015, torneio ATP 250 disputado na relva holandesa de ‘s-Hertogenbosch, cerca de um ano depois de ter alcançado as meias-finais da prova. Em 2014, o vimaranense de 26 anos foi derrotado pelo alemão Benjamin Becker, em duas partidas.
Uma semana depois de ter “roubado” um set ao escocês Andy Murray na segunda ronda de Roland Garros, o tenista português, recente finalista do torneio de Genebra, vai iniciar a época de relva frente a um jogador que está posicionado no 77.º posto da hierarquia ATP. Os dois tenistas já se defrontaram no passado, nos oitavos-de-final do Estoril Open em 2012, com a vitória a sorrir ao português na sequência da desistência de Istomin na terceira partida.
Em caso de triunfo na ronda inaugural, Sousa, que defende o estatuto de oitavo cabeça-de-série da competição, terá pela frente o vencedor do confronto entre o russo Mikhail Youzhny, ex-top 10 ATP e atual 68.º mundial, e um jogador oriundo da fase de qualificação. Na metade inferior do quadro principal estão igualmente o belga David Goffin, o espanhol Guillermo Garcia Lopez e o croata Ivo Karlovic.
Apesar de ter alcançado as meias-finais do evento na temporada transata, João Sousa não defende quaisquer pontos ATP durante a presença em ‘s-Hertogenbosch, uma vez que o torneio se realizou com uma semana de antecedência em 2014 e não é contabilizado para os seus 17 melhores torneios. Apenas na semana seguinte defende, em Halle, as meias-finais da prova holandesa.