João Sousa desperdiça grande vantagem em Doha e Ymer desforra-se em duelo de lucky losers

Por Bola Amarela - Fevereiro 15, 2022
sousa-pune

João Sousa não conseguiu fazer bom proveito da oportunidade de última hora que teve no Médio Oriente e perdeu na primeira ronda do ATP 250 de Doha, no Qatar. O número um nacional, 86.º do ranking ATP, beneficiou da desistência de Lorenzo Musetti e esteve perto da vitória, mas Elias Ymer, que também entrou no quadro como lucky loser, alcançou uma reviravolta impressionante.

O vimaranense de 32 anos viu o sueco desforrar-se das meias-finais de Pune, e perdeu com os parciais 2-6, 6-3 e 7-5. João Sousa entrou decidido no encontro e chegou ao break logo no terceiro jogo e na sua primeira oportunidade. Consistente no serviço, a movimentar-se bem e com confiança, nunca deu grandes hipóteses no serviço e parecia estar lançado para uma vitória simples quando teve cinco pontos de break na fase inicial da segunda partida.

No entanto, Ymer reagiu e quebrou logo de seguida, acabando mesmo por forçar o terceiro e decisivo parcial. Na hora da verdade, Sousa mostrou força mental para salvar um break point na fase inicial e avançar, ele próprio, para a quebra de serviço. Na frente do marcador, o português liderou por 5-2 e serviu a 5-3 para fechar o encontro, com 30-0 na mão, mas não conseguiu evitar a reviravolta completa, com Ymer a vencer os últimos cinco jogos do encontro.

João Sousa segue viagem para o ATP 500 do Dubai, onde vai disputar a fase de qualificação, enquanto Ymer vai agora medir forças com o campeão em título. Falamos de Nikoloz Basilashvili (22.º ATP), que teve um bye na primeira ronda devido ao estatuto de 3.º cabeça-de-série. No entanto, o georgiano está a viver um péssimo arranque de temporada, com seis derrotas em seis encontros, enquanto se vê envolvido numa investigação relativa a viciação de resultados.