João Sousa despacha ex-número 1 júnior (e campeão de Grand Slam) em Cincinnati

Por José Morgado - Agosto 10, 2019
joao-sousa

João Sousa, número um português e 45.º colocado do ranking ATP, entrou este sábado da melhor forma no ATP Masters 1000 de Cincinnati e apurou-se para a segunda ronda da qualificação da prova, que se disputa no estado norte-americano do Ohio e que é o seu primeiro evento em piso rápido desde Miami, no passado mês de março.

O vimaranense de 30 anos, segundo cabeça-de-série da prova, derrotou na eliminatória inaugural do qualifying o jovem norte-americano Sebastian Korda, número 273 do ranking ATP mas ex-líder mundial de juniores em 2018 — ano em que venceu o Australian Open do escalão — por 6-3 e 6-3, num encontro que controlou desde início e que fechou em pouco mais de uma hora.

Filho de Petr Korda e irmão de duas jogadoras profissionais de golfe, Seb Korda é uma das esperanças principais do ténis norte-americano, que tem tido muitos juniores de grande nível ao longo dos últimos anos. Sousa mantém a sua fama de ‘NextGen Killer’: só este ano, o português já derrotou Denis Shapovalov, Jason Tseng, Alexei Popyrin, Jannik Sinner, Miomir Kecmanovic e Frances Tiafoe. No passado, bateu tenistas como Stefanos Tsitsipas e Alexander Zverev.

Na ronda de acesso ao quadro principal, João Sousa vai defrontar o japonês Yoshihito Nishioka. Vai ser o primeoro encontro entre os dois tenistas.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt