João Sousa cede para Tomas Berdych na estreia no Dubai

Por admin - Fevereiro 23, 2016

João Sousa, número um português, foi afastado ao início da tarde desta terça-feira na primeira ronda dos Dubai Duty Free Tennis Championships 2016. O vimaranense, 36.º colocado do ranking mundial, apresentou um ténis longe do seu nível habitual e acabou por não resistir ao mais cotado checo Tomas Berdych, sétimo colocado, por 6-1 e 6-4, logo na estreia individual da prova de categoria ATP World Tour 500.

À procura da sua primeira vitória do ano em torneios do circuito principal ATP, depois de desaires na ronda inaugural em Auckland, Montpellier, Roterdão e Marselha, Sousa voltou a mostrar-se demasiado errático de fundo do court, ao somar 38 erros diretos num encontro em que o checo, recente semifinalista em Marselha, acabou por ser o mais consistente ao longo dos 69 minutos de duração.

Apesar da derrota na variante de singulares, João Sousa, que este ano só venceu no Open da Austrália – onde chegou à terceira ronda -, mantém-se ainda em prova na variante de pares ao lado do seu amigo espanhol Roberto Bautista Agut. A dupla ibérica está nos quartos de final e encara os vencedores do confronto entre as equipas Vasek Pospisil/Nenad Zimonjic e Jiri Vesely/Hyeon Chung.

Na vertente individual, o pupilo de Frederico Marques, que em 2015 perdeu apenas na segunda ronda no Dubai, regressa à ação já na próxima semana para defender as cores de Portugal diante da Áustria, numa eliminatória alusiva à primeira ronda do Grupo I da zona euro-africana da Taça Davis. O confronto disputa-se em Guimarães, sua cidade natal, entre 4 e 6 de março.