João Sousa cai para fora do top 130 e Pedro recupera número 1 nacional

Por José Morgado - Julho 12, 2021

João Sousa, melhor tenista português de todos os tempos, deu esta segunda-feira um tombo esperado no ranking ATP, depois de não ter conseguido defender os pontos da sua excelente prestação de Wimbledon 2019. O vimaranense de 32 anos perdeu apenas metade (90) dos pontos alcançados há dois anos, quando chegou aos oitavos-de-final no All England Club, mas deu ainda assim um tombo de 13 posições, do 120.º posto para o 133.º lugar, a sua pior posição em quase uma década.

Com isto, Pedro Sousa, que subiu dois lugares apesar da derrota de entrada em Wimbledon, reassumiu o estatuto de número um português, numa semana em que compete no ATP 250 de Bastad e procura, tal como João em Newport, voltar aos bons resultados.

Mais atrás, mas cada vez menos, Gastão Elias continua a subir. O lourinhanense parece cada vez mais próximo de entrar no top 200 ATP e agora já é 232.º. O ex-top 60 ATP é o jogador nacional com mais vitórias e mais pontos somados em 2021.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt