João Sousa cai às mãos de Gilles Simon em Nottingham
João Sousa, número um português e 45.º do ranking mundial, foi eliminado esta quarta-feira à tarde nos oitavos-de-final do Aegon Open 2015, prova ATP 250 disputada sobre relva natural de Nottingham, em Inglaterra. O vimaranense de 26 anos não resistiu ao mais cotado Gilles Simon, número 13 do Mundo, e cedeu pelos parciais de 6-4 e 6-1, num duelo com a duração de 72 minutos.
Depois de ter rubricado uma vitória em três partidas na ronda anterior, diante do possante australiano Sam Groth, Sousa não conseguiu dar sequência ao bom momento em relva e hoje não foi capaz de manter a consistência exibicional nos momentos importantes do embate. O português ainda ameaçou a teórica superioridade do gaulês na partida inaugural, mas acabou por se tornar mais errático na ponta final do duelo.
Com esta derrota, João Sousa parte agora para Wimbledon, onde vai disputar em Londres o quadro principal do terceiro torneio do Grand Slam, que começa a 29 de junho nos courts relvados do All England Club. Esta semana decorre ainda a fase de qualificação, na qual Gastão Elias foi hoje eliminado na segunda ronda e Michelle Brito desistiu devido a uma grave lesão no pulso direito. O qualifying londrino fica assim sem representantes portugueses.
Na próxima semana, João Sousa deverá descer uma posição na hierarquia, colocando-se no 46.º posto da tabela mundial. Nos torneios de preparação para Wimbledon, o vimaranense perdeu na segunda eliminatória em ‘s-Hertogenbosch, na Holanda, na primeira eliminatória no Queen’s Club, em Londres, e nos oitavos-de-final em Nottingham.