João Sousa brilha em Marraquexe e alcança melhor vitória nos últimos dois anos e meio

Por Pedro Gonçalo Pinto - Abril 5, 2022

Dois anos e meio depois, João Sousa voltou a bater um tenista do top 50. O melhor português de todos os tempos alcançou a sua melhor vitória em termos de ranking em todo este tempo, ao superar o argentino Federico Delbonis (35.º ATP) rumo à segunda ronda do ATP 250 de Marraquexe, num encontro duríssimo em que mostrou muita força mental para conseguir sair por cima.

O número 90 da hierarquia mundial masculina venceu com os parciais 6-2, 5-7 e 6-3, ao cabo de sensivelmente 2h30, destacando-se a reação que teve à perda do segundo parcial. Depois de salvar três set points e de ter oportunidade de forçar o tie-break, Sousa viu Delbonis levar o encontro para a terceira partida e ter um 0-40 a seu favor já quando vencia por 1-0 no set decisivo. Mas o vimaranense resistiu e acabou mesmo por festejar o triunfo na terra batida marroquina.

Desta maneira, é a melhor vitória em termos de ranking desde que bateu Filip Krajinovic (então 60.º) no Masters 1000 de Xangai em outubro de 2019, e a primeira contra um top 50 desde superou Felix Auger-Aliassime (20.º) em setembro do mesmo ano, em Chengdu. Agora, fica à espera de Roberto Carballes Baena ou Marco Cecchinato para lutar por uma vaga nos quartos-de-final.

Pedro Gonçalo Pinto
Comentador Sport TV e ligado ao Jornal Record. Ténis acima de tudo.