João Sousa avança em Alicante e marca duelo nos ‘quartos’ com Frederico Silva

Por Bola Amarela - Outubro 14, 2021
João-Sousa

Há um português garantido nas meias-finais do Challenger de Alicante. É que João Sousa carimbou o passaporte rumo aos quartos-de-final do torneio espanhol, que se joga na Academia de Juan Carlos Ferrero, para marcar duelo com o compatriota Frederico Silva, que havia começado o dia com um autêntico arraso frente a Mischa Zverev.

O melhor português de sempre, agora 182.º do ranking ATP, confirmou o favoritismo diante de Sriram Balaji (1323.º), especialista de pares que ultrapassou o qualifying e pertence… ao exército indiano. Sousa ainda se desconcentrou no segundo set, mas recuperou o foco e acabou por triunfar com os parciais 6-2, 3-6 e 6-4, ao cabo de 1h57.

O vimaranense entrou a voar no encontro e venceu facilmente o primeiro parcial, mas um jogo de serviço em falso a 1-2 estragou a segunda partida, onde não criou break points. Já no terceiro set, Sousa entrou forte, mas ainda foi quebrado quando servia para fechar o encontro a 5-3, antes de garantir finalmente (ao quarto match point) o acesso aos quartos-de-final pela terceira vez esta temporada. Agora persegue as primeiras meias-finais – em qualquer nível – desde o ATP 250 de São Petersburgo, em setembro de 2019.

Certo é que terá de lidar com Frederico Silva (193.º), companheiro de seleção na Taça Davis. Será a primeira vez que se vão defrontar num torneio ATP, Challenger ou ITF, mas já travaram batalha no Circuito Sénior da Federação Portuguesa de Ténis, mais precisamente na final da segunda etapa, no Lisboa Racket Centre. Aí, a vitória sorriu a Kiko, que triunfou por 6-3 e 6-4.

Bola Amarela