João Sousa anuncia que vai terminar a carreira no Millennium Estoril Open

Por José Morgado - Fevereiro 27, 2024
Joao-Sousa
FOTO: Miguel Reis

João Sousa, o melhor tenista português de todos os tempos, anunciou esta terça-feira, durante uma conferência de imprensa que convocou para o complexo de ténis do Jamor, que vai terminar a sua histórica carreira na próxima edição do Millennium Estoril Open, que decorre a partir de 30 de março no Clube de Ténis do Estoril.

A decisão do tenista vimaranense não surpreende muito os mais atentos, tendo em conta que nos últimos meses deixou várias vezes aberta a porta ao final da sua carreira, muito por culpa de uma lesão crónica nas costas que o tem impedido de competir… ou mesmo de treinar em condições. Sousa tinha como grande objetivo para este início de temporada a qualificação da seleção portuguesa para as Davis Cup Finals, mas a eliminação na Finlândia e o jeito de despedida com que se dirigiu à equipa nas redes sociais dias depois, denunciou que aquela poderia muito bem ser a última vez que o veríamos de bandeira portuguesa ao peito…

João Sousa fez aquilo que muitos pensaram ser impossível no ténis português: venceu 4 títulos ATP, chegou a outras 8 finais, atingiu os oitavos-de-final do US Open e de Wimbledon e elevou o ténis português até patamares dificilmente imagináveis. Foi top 30 mundial de singulares e de pares, variante onde foi semifinalista de Grand Slam e finalista de Masters 1000.

A marca indelével que deixa na nossa modalidade nunca será apagada e só nos resta agradecer: Obrigado, João! Obrigado, Conquistador!

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt