João Sousa alcança melhor vitória dos últimos anos e regressa a uns ‘quartos’ ATP

Por José Morgado - Fevereiro 2, 2022
sousa-pune

João Sousa, melhor tenista português de todos os tempos e atualmente em recuperação no ranking mundial (é 137.º ATP esta semana), alcançou esta quarta-feira a sua melhor vitória desde outubro de 2019 (a primeira sobre um top 70 do ranking) para se qualificar para os quartos-de-final de um torneio ATP pela primeira vez em quase dois anos e meio.

No ATP 250 de Pune, na Índia, o vimaranense de 32 anos exibiu-se a muito bom nível para derrotar o italiano Gianluca Mager, 67.º do ranking mundial e terceiro cabeça-de-série do torneio, por 4-6, 6-3 e 7-6(4), num intenso e muito equilibrado duelo que só foi resolvido ao fim de 2h15. O vimaranense não entrou bem – sofreu o seu único break do encontro logo no primeiro jogo — mas foi subindo de nível, de qualidade e acabou por ser mais corajoso e agressivo na reta final, em que Mager se foi ‘aguentando’ apenas devido à elevada qualidade do seu serviço.

Esta é igualmente a primeira vez que João Sousa vence dois encontros consecutivos de nível ATP desde setembro de 2019, quando atingiu os quartos-de-final de um torneio deste nível pela última ocasião, em Chengdu, na China. Agora, segue-se o alemão Daniel Atlmaier, quinto cabeça-de-série e número 85 ATP. Ao todo, esta será a 34.ª vez que Sousa compete nos ‘quartos’ de um torneio do principal circuito masculino.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com