João Monteiro e Fred Gil, favoritos ao título, entram a ganhar no Nacional

Por José Morgado - Novembro 7, 2018

João Monteiro, campeão nacional em 2016 e primeiro cabeça-de-série da edição deste ano, entrou esta quarta-feira com o pé direito na tentativa de reconquistar a prova rainha do ténis nacional na sua cidade, o Porto.

O jovem portuense de 24 anos, que esta semana ocupa o 312.º posto do ranking ATP, derrotou facilmente o jovem qualifier Pedro Araújo, 16 anos e 1376.º ATP, por 6-1 e 6-2, rumo aos quartos-de-final de uma prova em que no ano passado foi forçado a desistir devido a lesão.

Outros nomes bem conhecidos avançaram para os quartos-de-final: Fred Gil, Gonçalo Falcão e José Ricardo Nunes também ganharam no CT Porto. Gil estreou-se neste Nacional Absoluto com um triunfo sobre Tomás Luís, por 6-3 e 6-1, e José Ricardo Nunes superiorizou-se a José Pedro Ferreira, por 6-3 e 6-4.

Responsável pela eliminação de Francisco Cabral na véspera, Gonçalo Falcão prosseguiu na prova com 6-3 e 6-4 sobre João António.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com