João Lucas Reis estreia com vitória dura no Challenger de Brasília

Por Marcela Linhares - Novembro 21, 2023
João Lucas Reis
Luiz Candido/CBT

Nesta terça-feira (21), mais brasileiros voltaram às quadras do Challenger de Brasília. João Lucas Reis, 325 do ranking, avançou em sua estreia anotando duplo 7-6 contra o qualifier Gonzalo Bueno (414 da ATP). Por outro lado, quem caiu na primeira rodada foi Orlando Luz que venceu apenas quatro games contra Cristian Garin, atual 87 da ATP e ex-top 20. O chileno precisou de pouco mais de 1h20 para triunfar por 6-0 e 6-4.

No primeiro set, João saiu de quebra atrás no quinto game e na sequência conseguiu empatar a parcial. Sem mais quebras e, até mesmo, break points, a definição veio no tiebreak. Seguindo o bom momento de saque, o brasileiro logo abriu 3 a 0 no game decisivo. Apesar de ter cedido um mini break, Reis conseguiu mais uma oportunidade no sexto ponto e, apenas administrando a dianteira, fechou em 7 a 2.

O segundo set ficou marcado por oscilações. João foi o primeiro a conseguir uma quebra e abriu 2-1 no placar. Sem sustentar, o brasileiro viu Bueno vencer três games seguidos e virar o placar a seu favor. Sacando em 4-5, Reis foi muito resiliente salvando cinco set points do peruano e, servindo em 5-6, não perdeu o foco ao sair de 0-30 e forçou mais um tiebreak.

No game decisivo, o equilíbrio persistiu, mas o brasileiro sempre soube administrar o placar. Apesar de ter tido quatro mini breaks nos 10 primeiros pontos, João teve seu primeiro match point em 6 a 5, mas foi fechar a parcial apenas na terceira oportunidade em 9 a 7.

Já no jogo de Orlandinho, o primeiro set foi um monólogo a favor do chileno que perdeu apenas um ponto no saque e venceu por 6-0 em pouco mais de 20 minutos. Na parcial, o brasileiro venceu apenas seis pontos dos 30 disputados.

O brasileiro seguiu sofrendo bastante com o saque e logo cedeu uma quebra no terceiro game do segundo set. Apesar de ter conseguido igualar o placar pela primeira vez no sexto game, Garin venceu três dos últimos quatro games, anotou 6-4 e encerrou a partida.

Me formei em jornalismo em 2019 pela FACHA - faculdade localizada no Rio de Janeiro. Depois de cursos sem sucesso, me descobri no jornalismo e escolhi estudar com objetivo de seguir o tênis. Estagiei na CNN durante a Olimpíada no Rio, escrevi sobre o esporte em sites colaborativos e não me vejo fazendo outra coisa. Em 2020 fiz pós graduação em jornalismo esportivo e sigo na área desde então passando por colaborações na VAVEL, UOL, Revista Tênis e hoje no Bola Amarela.