João Fonseca vence de virada em Madrid e conquista maior vitória fora da América do Sul

Por Bruno da Silva - Abril 9, 2024
Divulgação/Paraguay Open

João Fonseca, 17 anos e 292º do mundo, conquistou nesta terça-feira (9) uma vitória que significa também um marco importante para sua curta carreira. O brasileiro, o mais jovem do top 700 da ATP, superou a estreia do Challenger de Madrid, na Espanha, e conquistou o primeiro triunfo neste nível fora da América do Sul.

Fonseca bateu o experiente Guido Andreozzi, ex-top 70 e atual 289º do mundo de virada, parciais de 4-6, 6-4 e 6-2, em 2h03. O brasileiro só foi quebrado duas vezes em toda a partida e impôs seu jogo agressivo, principalmente na devolução, para superar o argentino de 32 anos.

Leia também:

Collins dá mais um show e segue em momento épico com título em Charleston
Ruud brinca com Hurkacz após título do polonês no Estoril Open
Nadal explica os problemas que o têm forçado a desistir e garante: “Não descarto nada”

Nas oitavas de final, Fonseca enfrenta o francês Harold Mayot, cabeça de chave 7 e 119º do mundo. Na estreia, ele salvou dois match points antes de superar Joris De Loore (189º) por 6-2, 1-6 e 7-6(4).

Iniciei minha carreira no Jornalismo em 2013, ainda como estudante, como redator no portal VAVEL Brasil. Completei minha graduação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2017. No ano seguinte, assumi a posição de editor-chefe da VAVEL. Desde 2019, sou repórter do jornal O Município, em Brusque, segundo maior portal de notícias em audiência no estado. Trabalho principalmente na cobertura de política, mas também em geral, esportes, entre outras editorias. Em pouco mais de três anos atuando no jornal O Município, fui reconhecido por três prêmios de jornalismo estaduais. Em 2022, conquistei o prêmio Sebrae e o Fiesc, que é considerado o mais importante do estado de Santa Catarina. Em 2021, venci o primeiro lugar regional e o segundo estadual no prêmio Fapesc de Jornalismo em CTI – Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde o início de 2023, assumi como editor da versão brasileira do portal Bola Amarela, referência na cobertura de tênis em Portugal e no Brasil.