João Fonseca luta mas perde de virada nos ‘quartos’ do ATP 250 de Bucareste

Por Marcela Linhares - Abril 19, 2024
Raed Krishan/Tiriac Open

A grande semana de João Fonseca chegou ao fim! O brasileiro procurava a sua primeira meia-final no circuito profissional, mas acabou por ser superado de virada no ATP 250 de Bucareste. Alejandro Tabilo anotou 4-6, 7-6 e 6-4 para seguir o bom momento da carreira e garantir a sua quinta ‘meia’ da carreira. Com a campanha, o brasileiro já aparece como 240 do ranking ATP.

Depois de um jogo de serviço tranquilo para cada lado, Tabilo viu Fonseca crescer na partida e, com o brasileiro a fazer dois breaks seguidos, abriu 5-1 no marcador em pouco mais de 2o minutos. Número que mostra a superioridade do carioca neste momento é que João havia vencido 24 dos 36 pontos disputados.

O chileno conseguiu manter o foco e diminuir a desvantagem ao vencer os três jogos seguintes – incluindo o momento em que o brasileiro serviu para fechar o parcial. Na sua segunda oportunidade de tomar a dianteira, João foi muito sólido e, com ás, anotou 6-4 em 40 minutos.

Com grande equilíbrio no segundo set, a primeira oportunidade de quebra veio no momento em que o chileno servia em 3-3. Sem aproveitar, foi Fonseca que precisou de ser resiliente para salvar set point em 5-6 e forçar o tie-break. João chegou a liderar duas vezes com 1-0 e serviços e 3-1, mas o chileno seguiu firme, venceu cinco dos seis pontos seguintes e ficou na frente pela primeira vez em 5-4. Sem olhar para trás, Tabilo anotou 7-5 e forçou o terceiro set.

 

No último parcial, o brasileiro foi quebrado logo no início, mas conseguiu devolver a quebra na sequência. João confirmou o jogo com tranquilidade de seguida, mas viu o chileno crescer na partida ao vencer quatro jogos seguidos e abrir 5-2 de vantagem. E o drama não parou por aí… Ao servir para fechar a partida, Tabilo viu o carioca vencer oito dos 11 pontos seguintes para diminuir a diferença no placard para 4-5. Em mais uma oportunidade de liquidar a partida, o número 41 do ranking não desperdiçou mais oportunidades e fechou em 6-4.

Em busca de vaga na decisão do torneio romeno, o chileno enfrenta Marton Fucsovics, que lutou por quase três horas para passar por Corentin Moutet de virada.

 

Me formei em jornalismo em 2019 pela FACHA - faculdade localizada no Rio de Janeiro. Depois de cursos sem sucesso, me descobri no jornalismo e escolhi estudar com objetivo de seguir o tênis. Estagiei na CNN durante a Olimpíada no Rio, escrevi sobre o esporte em sites colaborativos e não me vejo fazendo outra coisa. Em 2020 fiz pós graduação em jornalismo esportivo e sigo na área desde então passando por colaborações na VAVEL, UOL, Revista Tênis e hoje no Bola Amarela.