João Fonseca despacha Fils e conquista melhor vitória da carreira no Rio Open

Por Marcela Linhares - Fevereiro 21, 2024
João Fonseca
Bruno Alencastro

Com uma atuação absolutamente brilhante, João Fonseca, 17 anos, atropelou esta quarta-feira o francês Arthur Fils, 36.º do ranking ATP, na primeira ronda Rio Open. O encontro foi selado com parciais de 6-0 e 6-4. Nos oitavos-de-final, o brasileiro, que disputa o torneio pela segunda vez, vai enfrentar o chileno Cristian Garin, campeão do torneio em 2020.

Com este resultado, o brasileiro conquistou a sua primeira vitória no circuito profissional com apenas 17 anos e tornou-se no primeiro jogador nascido em 2006 ou depois a alcançar um triunfo no ATP Tour. Além de João, o torneio ainda conta com Felipe MeligeniThiago MonteiroThiago Wild como tenistas da casa ainda presentes no quadro principal.

Num verdadeiro monólogo tenístico, o carioca venceu o primeiro por set 6-0 em 30 minutos. O tenista da casa não deu a menor chance nos jogos de serviço e foi muito sólido disparando o triplo dos winners – seis contra dois – enquanto cometeu metade dos erros não forçados.

 

Depois de desperdiçar um break point no terceiro jogo e um no quinto, Fonseca conseguiu finalmente quebrar o tenista francês a 3-3. Seguindo sem ter o serviço ameaçado, João apenas geriu a vantagem no marcador e liquidou a partida na terceira oportunidade a 6-4.

Me formei em jornalismo em 2019 pela FACHA - faculdade localizada no Rio de Janeiro. Depois de cursos sem sucesso, me descobri no jornalismo e escolhi estudar com objetivo de seguir o tênis. Estagiei na CNN durante a Olimpíada no Rio, escrevi sobre o esporte em sites colaborativos e não me vejo fazendo outra coisa. Em 2020 fiz pós graduação em jornalismo esportivo e sigo na área desde então passando por colaborações na VAVEL, UOL, Revista Tênis e hoje no Bola Amarela.