Estrelas do tênis em cadeira de rodas iniciam torneio inédito no Rio Open nesta quinta-feira

Por Bola Amarela - Fevereiro 21, 2024
Divulgação/Fotojump

Grande novidade na 10ª edição do Rio Open, o torneio Wheelchair Tennis Elite – apresentado por ALLOS -, começa nesta quinta-feira no Jockey Club Brasileiro com o japonês Shingo Kunieda, o maior vencedor do esporte, com 50 Grand Slam no tênis em cadeira de rodas, além dos britânicos Alfie Hewett e Gordon Reid, medalhistas paralímpicos e campeões do chamado calendar Grand Slam, com os quatro títulos em 2021, e do representante brasileiro Daniel Rodrigues.

Nesta quarta-feira, os quatro tenistas concederam entrevista coletiva na sala de imprensa do Rio Open e destacaram a importância do torneio para a modalidade. Kunieda destacou a evolução do tênis em cadeira de rodas e a forma como a integração com um torneio ATP 500 auxilia no desenvolvimento.

“Quando eu era criança, eu nem sabia o que era tênis em cadeira de rodas. Hoje nós temos internet e muito acesso a esse tipo de informação. Neste ano teremos mais torneios integrados aos ATPs e queremos crescer mais e mais”, disse Kunieda.

Os britânicos Alfie Hewett e Gordon Reid, atuais números 2 e 5 do ranking mundial de simples do tênis em cadeira de rodas, também ressaltaram a oportunidade de jogar nas quadras do maior torneio de tênis da América do Sul.

“É surreal estar num lugar como esse, mas mostra como o tênis em cadeira de rodas foi longe. Somos muito gratos. Foi incrível até mesmo no treino que fizemos hoje, com muitas pessoas assistindo e filmando. Queremos usar essa plataforma para crescer”, disse Hewett.

“É incrível estar aqui. Nós todos temos uma visão para o tênis em cadeira de rodas estar mais integrado aos torneios ATP e queremos dar um show para o público e tornar isso cada vez maior”, completou Reid.

Anfitrião na competição, Daniel Rodrigues, que atualmente é o melhor brasileiro do tênis em cadeira de rodas, chamou a atenção para a iniciativa da realização do torneio no ATP 500 carioca.

“O Rio Open é um torneio fantástico, onde há uma oportunidade incrível de mostrar e incentivar o esporte. É o maior ATP da América do Sul e estarmos aqui, com os melhores do mundo, é maravilhoso. Muito bom dizer que estou em casa e que o Brasil está liderando algo assim”, disse o mineiro.

A programação do torneio Wheelchair Tennis Elite – apresentado por ALLOS – no Rio Open terá as duas semifinais de simples nesta quinta-feira, a partir das 15h30. A final acontece na sexta-feira. Já no sábado, às 16h, haverá um jogo de duplas com os quatro tenistas em quadra.