João Fonseca bate ex-top 40, está nos ‘quartos’ de Bucareste à porta de Roland Garros

Por Marcela Linhares - Abril 18, 2024
fonseca bucareste
Divulgação/ATP 250 Tiriac Open

Em duelo de gerações, João Fonseca continua firme no ATP 250 de Bucareste! Após receber convite da organização, o brasileiro venceu esta quinta-feira o moldavo Radu Albot, 139 do ranking e ex-top 40, por 7-6(2) e 6-2 para avançar até aos quartos de final do torneio romeno e ficar bem próximo do top 240 – o melhor ranking da sua ainda curta carreira e perto da zona de classificação que lhe permitirá jogar o qualifying de Roland Garros.

A partida havia sido interrompida na quarta-feira no momento que Albot havia conseguido uma quebra no primeiro jogo da partida. Com o regresso do encontro na manhã desta quinta-feira, o tenista moldavo confirmou o jogo para ampliar para 2-0 no marcador. E esta foi a última vez que o qualifier ficou na frente do encontro…

Fonseca venceu os três jogos seguintes para tomar a dianteira e a partida seguiu equilibrada com definição apenas no tie-break. Após uma dupla falta no terceiro ponto e um erro não forçado de esquerda no sexto, Albot viu o brasileiro ter 5 a 1 no jogo decisivo. Sem desperdiçar a dianteira, João fechou em 7 a 2 em pouco mais de uma hora.

Diferente do primeiro set, foi o carioca que conseguiu a primeira quebra da segunda partida. Sem dar a menor chance nos jogos de saque e conquistando mais uma quebra no quinto jogo, João abriu 4-1. Apenas gerindo a vantagem, o jogo seguiu sem quebras e João fechou em 6-2 na primeira oportunidade.

Nos quartos de final, Fonseca vai enfrentar o chileno Alejandro Tabilo, quarto cabeça de série. São os segundos quartos-de-final do brasileiro no circuito profissional depois que alcançou esta fase no Rio Open nesta temporada.

Me formei em jornalismo em 2019 pela FACHA - faculdade localizada no Rio de Janeiro. Depois de cursos sem sucesso, me descobri no jornalismo e escolhi estudar com objetivo de seguir o tênis. Estagiei na CNN durante a Olimpíada no Rio, escrevi sobre o esporte em sites colaborativos e não me vejo fazendo outra coisa. Em 2020 fiz pós graduação em jornalismo esportivo e sigo na área desde então passando por colaborações na VAVEL, UOL, Revista Tênis e hoje no Bola Amarela.