João e Pedro Sousa estreiam-se hoje em Vale do Lobo com transmissão televisiva

Por José Morgado - Junho 25, 2020
JoãoSousaPedroSousa

João Sousa e Pedro Sousa, os dois melhores tenistas portugueses da atualidade, regressam ao court esta quinta-feira 111 dias depois dos seus últimos encontros (na Taça Davis) para os seus primeiros duelos na fase de grupos da primeira etapa do circuito sénior da Federação Portuguesa de Ténis, em Vale do Lobo. Os encontros têm ambos transmissão televisiva na Sport TV 4, que vai acompanhar todas as etapas deste circuito que passará ainda por Lisboa, Figueira da Foz e fecha com o Nacional Absoluto no Porto.

O vimaranense, número um luso e 66.º ATP, é o primeiro a entrar em court. Defrontar Miguel Gomes, de 17 anos, às 15 horas. “Depois de tantos anos a jogar lá fora é bom poder voltar a jogar em casa. Temos a grande maioria dos melhores jogadores portugueses presentes e é um prazer poder jogar em Portugal. Obviamente a prioridade tem sido jogar o circuito ATP, mas esta iniciativa da Federação Portuguesa de Ténis, que nos permite competir, é muto importante. O objetivo principal é jogar a um bom nível, depois os resultados dirão o que foi feito de bom e de mau. Agora o importante é voltarmos a adaptar-nos ao regresso à competição, porque depois de tanto tempo parado não é fácil voltar”, disse à assessoria de imprensa da FPT.

Logo depois é a vez de Pedro Sousa defrontar um jovem craque, que até entrou a ganhar na quarta-feira: Pedro Araújo, que vai jogar o encontro mais importante da sua vida e o primeiro televisionado. “Este circuito é um apoio que a Federação Portuguesa de Ténis nos dá, porque temos a possibilidade de voltar a competir antes do circuito ser retomado. Felizmente quase todos os melhores jogadores portugueses estão aqui e acho que vai ser um grande torneio. Quero tentar chegar o mais longe possível, mas o objetivo principal é voltar a ganhar ritmo, recuperar as sensações da competição, porque já estamos há bastante tempo sem o fazer, e melhorar alguns aspetos.”

Gastão Elias e Frederico Silva também sobem ao court esta quinta-feira no Algarve, numa ordem de encontros que promete bastante.

oop

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt