João e Gastão incendeiam Viana e Portugal fica perto do Grupo I

Por admin - Setembro 19, 2015

Ténis efervescente e bancadas incendiadas. Foi desta forma que João Sousa e Gastão Elias conquistaram o segundo ponto do confronto entre Portugal e a Bielorrússia na terra batida de Viana do Castelo, diante do par composto pelo ex-número número um de duplas e atual 32.º Max Mirnyi e Sergey Betov, pelos parciais de 7-6(3), 4-6, 6-3, 6-7(5) e 6-3, ao cabo de quatro horas e dez minutos de jogo.

Depois do empate registado no primeiro dia da eliminatória, os dois melhores jogadores nacionais voltaram ao clube nortenho determinados em dar um importante empurrão à equipa lusa na direção do Grupo I e agarram-se a cada ponto como se cada um deles dependesse a vitória.

No segundo parcial, chegaram à quebra de entrada, fazendo o 2-0, mas a dupla de leste viria a roubar-lhes a vantagem e a selar o set pouco depois. Com a contenda igualada a dois, o par nacional viu o público interferir, incendiando as bancadas e empurrando os jogadores portugueses para a conquista do terceiro set, com pancadas espetaculares.

Com os bielorrussos a conquistarem o quarto set e os portugueses a recusaram baixar os braços no quarto set, o resultado foi um festival de bom ténis. Perfeitamente intrometidos no encontro, as centenas de pessoas que preenchiam quase por completo as bancadas do CT Viana puxaram incansavelmente pela dupla nacional, que não desiludiu e foi buscar o seu melhor ténis para ficar a apenas um ponto de assegurar a subida ao Grupo I da zona Europa/África da Taça Davis.

Amanhã, os dois melhores jogadores portugueses voltam e entrar em court para disputarem os dois últimos encontros de singulares. O vimaranense, melhor jogador português da atualidade, mede forças com Uladzimir Ignatik e o jogador natural da Lourinhã e número dois nacional defronta Egor Gerasmov.