João Domingues vira em Salvador e está de volta a uma final Challenger três anos depois

Por Pedro Gonçalo Pinto - Maio 7, 2022
domingues-lisboa
Beatriz Ruivo/Del Monte Lisboa Belém Open

Em grande! João Domingues está de regresso à final de um torneio do circuito Challenger três anos depois, ao somar uma grande reviravolta em Salvador, no Brasil. O número 389 do ranking ATP assinou uma das suas melhores vitórias dos últimos tempos, com destaque para essa incrível recuperação perante o argentino Renzo Olivo (188.º).

O oliveirense selou o triunfo com os parciais, 4-6, 6-3 e 7-5, ao cabo de intensas 2h53, num duelo em que chegou a estar a perder por 4-1 no terceiro set. Foi aí que Domingues encetou a reviravolta, chegando mesmo ao 5-4 e a servir para fechar o encontro. O português, antigo número 150 do Mundo, desperdiçou dois match points nesse momento e foi quebrado, mas não acusou essa situação e voltou a fazer o break, antes de finalmente fechar à terceira oportunidade.

João Domingues está, assim, de volta a uma final Challenger, palco que não ocupava desde que se sagrou campeão do Braga Open em maio de 2019. O oliveirense vai à procura do seu terceiro título da carreira sendo que, para isso, terá de ultrapassar o chileno Marcelo Tomas Barrios Vera (145.º), que defende o estatuto de primeiro cabeça-de-série em Salvador.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt