João Domingues vence em Oeiras com reviravolta épica

Por José Morgado - Junho 21, 2022
domingues-lisboa-qf
Beatriz Ruivo/Del Monte Lisboa Belém Open

João Domingues, número 321 do ranking mundial mas cada vez mais perto do nível de jogo que fez dele um dos melhores jogadores portugueses durante muitos anos, alcançou esta terça-feira aquela que seguramente será uma das suas vitórias mais memoráveis dos últimos tempos para se qualificar para os oitavos-de-final do Oeiras Open 3, mais um evento Challenger disputado no complexo de ténis do Jamor.

O oliveirense de 28 anos derrotou o jovem espanhol Carlos Gimeno Valero, 371.º ATP, em pleno Centralito do Jamor, por 7-6(4), 4-6 e 7-5, em 2h45, num encontro marcado por uma ponta final… épica! Domingues esteve a perder por 2-5 no terceiro set (com dois breaks de atraso) e por 4-5 0-40 no serviço do espanhol, mas deu a volta de forma incrível para vencer um duelo em que ganhou 13 dos últimos 14 pontos…

Na segunda ronda — quinta-feira –, Domingues vai defrontar o belga Michael Geerts, 262.º ATP, num quadro que nesta fase vai estando cada vez mais aberto.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt