Jarry volta a uma final três anos depois e defronta estreante Etcheverry em Santiago

Por Pedro Gonçalo Pinto - Março 5, 2023

Nicolas Jarry começou a acelerar no qualifying do Rio Open, chegou às meias-finais no Brasil e agora não quer parar. No ATP 250 de Santiago, o tenista chileno continua a sonhar com o título em casa e garantiu a sua primeira final ATP em quase quatro anos, ao dar a volta a Jaume Munar num duelo em que chegou a estar a perder por 6-1 e 2-0.

O número 87 do ranking ATP gastou quase três horas mas eventualmente bateu o 66.º da hierarquia mundial masculina com os parciais 1-6, 7-6(4) e 6-1. Jarry virou mesmo esse 0-2 no segundo set para liderar por 4-2, mas acabou a ter de ir ao tie-break, onde conseguiu resistir. Esse segundo parcial de quase 1h20 foi determinante na mudança da dinâmica do encontro, já que o tenista da casa depois disparou para a vitória de forma clara no terceiro.

Trata-se da quarta final da carreira para Jarry, a primeira desde o seu único título, então em Bastad’2019, sendo que a luta pelo troféu vai ser com um estreante nestas andanças. Falamos de Tomás Etcheverry (76.º), que bateu o compatriota Sebastian Baez (35.º) num duelo cem por cento argentino, com os parciais 7-5 e 6-3.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt