Jaime Faria vence pela primeira vez num ATP 500 e está a um passo do quadro no Rio de Janeiro
Numa batalha da língua portuguesa, Jaime Faria, número 106 do ranking mundial, interrompeu uma série de quatro derrotas e carimbou uma estreia absoluta vitoriosa em torneios ATP 500. É que o número dois nacional venceu na primeira ronda da fase de qualificação do Rio Open e está a um passo de se juntar ao quadro principal na Cidade Maravilhosa.
Faria deixou para trás o brasileiro Mateus Alves (284.º), num encontro resolvido em detalhes, como se percebe pelos parciais 7-5 e 7-6(4), em pouco mais de duas horas de batalha. Até foi o canarinho a ter dois pontos de break logo no quarto jogo, antes de ter um set point a 5-4, sempre sem aproveitar. No futebol diz-se que quem não marca, sofre… e aqui aplicou-se na perfeição, já que o português aproveitou a primeira oportunidade no jogo seguinte para fazer o 6-5 e serviu para fechar o set sem problemas.
Leia também:
- — URGENTE! Sinner suspenso por três meses no caso de doping
- — Kyrgios e Wawrinka arrasam acordo da WADA com Sinner: «Já não acredito no desporto limpo…»
- — A reação de Sinner após aceitar o castigo de três meses no caso de doping
No segundo set, Jaime Faria teve um break point logo a abrir, Mateus Alves beneficiou de dois quando comandava por 4-3, mas a decisão só chegou no tie-break. Aí, o português esteve sempre na frente e, mesmo com tentativas de reação do brasileiro, acabou por somar a sua primeira vitória desde o qualifying do Australian Open.
A nível ATP, é o quinto torneio que disputa — todos no qualifying — e o primeiro em que vence desde que furou o qualy em Bastad, na temporada passada. Para chegar ao quadro principal, terá de se desforrar de Juan Manuel Cerundolo (139.º), argentino que o bateu no qualifying do ATP 250 de Buenos Aires.