Jaime Faria vence pela primeira vez num ATP 500 e está a um passo do quadro no Rio de Janeiro

Por Pedro Gonçalo Pinto - Fevereiro 15, 2025
Faria

Numa batalha da língua portuguesa, Jaime Faria, número 106 do ranking mundial, interrompeu uma série de quatro derrotas e carimbou uma estreia absoluta vitoriosa em torneios ATP 500. É que o número dois nacional venceu na primeira ronda da fase de qualificação do Rio Open e está a um passo de se juntar ao quadro principal na Cidade Maravilhosa.

Faria deixou para trás o brasileiro Mateus Alves (284.º), num encontro resolvido em detalhes, como se percebe pelos parciais 7-5 e 7-6(4), em pouco mais de duas horas de batalha. Até foi o canarinho a ter dois pontos de break logo no quarto jogo, antes de ter um set point a 5-4, sempre sem aproveitar. No futebol diz-se que quem não marca, sofre… e aqui aplicou-se na perfeição, já que o português aproveitou a primeira oportunidade no jogo seguinte para fazer o 6-5 e serviu para fechar o set sem problemas.

Leia também:

 

No segundo set, Jaime Faria teve um break point logo a abrir, Mateus Alves beneficiou de dois quando comandava por 4-3, mas a decisão só chegou no tie-break. Aí, o português esteve sempre na frente e, mesmo com tentativas de reação do brasileiro, acabou por somar a sua primeira vitória desde o qualifying do Australian Open.

A nível ATP, é o quinto torneio que disputa — todos no qualifying — e o primeiro em que vence desde que furou o qualy em Bastad, na temporada passada. Para chegar ao quadro principal, terá de se desforrar de Juan Manuel Cerundolo (139.º), argentino que o bateu no qualifying do ATP 250 de Buenos Aires.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt