Jaime Faria e a entrada no top 150: «É mais uma barreira ultrapassada!»

Por José Morgado - Outubro 15, 2024
jaime-faria
FOTO: Beatriz Ruivo/FPT
O português Jaime Faria diz ter ultrapassado mais uma barreira, ao estrear-se esta segunda-feira no top 150 do ranking ATP, depois de se ter sagrado vice-campeão do challenger 125 de Valência, numa final perdida diante do espanhol Pedro Martínez.

É mais uma barreira ultrapassada! Claro que é um bom marco fazer parte do top 10 nacional de todos os tempos (a entrar no top 150). Mas não quero ficar por aqui e quero continuar a subir, para isso há que continuar neste registo, a trabalhar e a competir bem”, comentou, em declarações à Lusa.

Jaime Faria, de 21 anos, ascendeu ao 147.º lugar e tornou-se no 10.º tenista português a aceder aos 150 primeiros da hierarquia mundial, atrás de João Sousa (28.º ATP), Nuno Borges (30.º ATP), Gastão Elias (57.º ATP), Rui Machado (59.º ATP), Frederico Gil (62.º ATP), Nuno Marques (86.º ATP), Pedro Sousa (99.º ATP), João Cunha e Silva (108.º ATP) e à frente de João Domingues (150.º ATP).

A subida de 21 posições, registada esta segunda-feira, surge na sequência de “uma semana positiva” em Valência, onde voltou a sentir-se “a jogar bem e confiante em campo”, apesar do resultado desfavorável frente a Martínez (39.º ATP), pelos parciais de 6-1 e 6-3.

Leia também:

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com