Jaime Faria desilude e encerra 2025 com uma derrota na 1.° ronda do Maia Open
O tenista lisboeta de 22 anos e atual número dois nacional, Jaime Faria (152.° ATP), que defendia o estatuto de segundo cabeça-de-série, não conseguiu afastar os fantasmas destes últimos meses da temporada e foi eliminado no embate de abertura do torneio maiato pelo romeno Filip Cristian Jianu (286.°) com os parciais de 7-5, 6-3.
A atravessar uma fase negativa em termos de resultados, Jaime Faria apareceu em court numa versão muito apagada e isso ajudou à causa do seu adversário, que, por seu turno, pareceu estar mais confortável com as vicissitudes deste desafio. O tenista romeno viria a fechar a primeira partida no seu serviço à segunda oportunidade, depois de ver gorada essa hipótese no décimo jogo.
Já no segundo set, o jovem português foi capaz de ultrapassar um traiçoeiro primeiro jogo, salvando um break-point, e abriu uma vantagem de 3-1, mas eis que … a partir desse momento tudo virou e o romeno partiu para uma sequência de cinco jogos consecutivos e dissipou qualquer dúvida que pudesse existir quanto ao resultado final.
É num plano mais cinzento que termina a época do Jaime Faria, época essa que, vale relembrar, começou de maneira distinta, com a sensacional caminhada no Open da Austrália, onde passou pela fase de qualificação e veio a disputar a 2.° ronda do quadro principal com o campeoníssimo sérvio Novak Djokovic, e resultados de relevo na temporada de terra-batida na América do Sul (quartos-de-final no Rio de Janeiro e em Santiago do Chile).
