Jaime Faria deixa fugir oportunidades e despede-se de Bastad na primeira ronda

Por Pedro Gonçalo Pinto - Julho 15, 2025
Faria

Ainda não foi desta que Jaime Faria voltou a vencer um encontro num quadro principal do ATP Tour. O número 115 do ranking mundial ficou pelo caminho na primeira ronda do ATP 250 de Bastad, ao não conseguir aproveitar várias oportunidades depois de um arranque forte diante do italiano Andrea Pellegrino (139.º).

O transalpino, vice-campeão do Estoril Open esta temporada, virou com os parciais 2-6, 6-3 e 6-2, em pouco menos de duas horas, num duelo em que ficam na memória as tais hipóteses de que Faria foi dispondo. Depois de dominar o primeiro parcial, o número dois nacional dispôs logo de três break points no segundo jogo do segundo set, mas não os aproveitou. Salvou o seu serviço de seguida, teve novo break que não capitalizou… e tudo mudou daí para a frente. Faria ainda devolveu um dos breaks mas foi quebrado de novo e confirmou-se o terceiro parcial.

No set decisivo, Jaime Faria, que tem lidado com questões físicas nos últimos tempos, voltou a ter as primeiras oportunidades, com dois break points no terceiro jogo, mas voltou a não conseguir ser eficaz nesse momento. Já Pellegrino foi incisivo no sexto jogo e fugiu para a vitória, que o deixa com encontro marcado com Tallon Griekspoor.

Quanto ao português, este continua sem vencer num quadro principal ATP desde que foi quarto-finalista consecutivamente no Rio de Janeiro e em Santiago, em fevereiro. A próxima oportunidade irá surgir na próxima semana, no ATP 250 de Kitzbuhel, onde, para já, está na lista da fase de qualificação, embora a entrada no quadro principal diretamente seja provável.

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt