Jaime Faria continua em grande e atinge mais uns ‘quartos’ em Oeiras

Por José Morgado - Maio 15, 2024
jaime-faria
FOTO: Sara Falcão

Jaime Faria, número três português e 233.º colocado do ranking mundial, alcançou esta quarta-feira mais uns quartos-de-final Challenger numa temporada que tem sido de luxo — e que inclui também quatro títulos ITF consecutivos no Algarve, entre fevereiro e março –, desta feita no Oeiras Open 4, o seu último torneio antes de rumar a Paris para se estrear em torneios de Grand Slam.

Provavelmente (ainda mais) motivado pela confirmação de ontem de que vai jogar um Slam pela primeira vez, o tenista de 20 anos dominou completamente o brasileiro Gustavo Heide (188.º) e impôs-se por 6-4 e 6-4 rumo ao top 8 no Jamor. Faria podia ter fechado o encontro ainda mais fácil e rapidamente (precisou de 1h21), já que teve set point a 5-3 no primeiro set e match point a 5-2 no segundo…

Nos ‘quartos’ de quinta-feira, o tenista nascido em Lisboa mas formado tenisticamente no CAD vai defrontar o vencedor do encontro entre o norte-americano Alex Michelsen, primeiro cabeça-de-série e carrasco de Henrique Rocha, e o austríaco Dennis Novak, ex-top 100 ATP.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt