Jacopo Berrettini surpreende e junta-se ao irmão Matteo nos ‘oitavos’ de Acapulco

Por José Morgado - Março 1, 2023
berrettinis

Jacopo Berrettini, o irmão mais novo de Matteo, de 24 anos, passou duas semanas no Algarve a competir em torneios ITF M25 em Vila Real de Santo António, e recebeu nesse período a notícia de que iria receber wild cards para o ATP 500 de Acapulco. Um para o quadro principal de pares, ao lado do irmão, e outro… para o qualifying de singulares, para o qual não tinha grandes expectativas, tendo em conta problemas físicos recentes e o facto de estar fora… do top 800 ATP!

Mas Berrettini, 842.º ATP, surpreendeu tudo e todos ao passar a fase de qualificação no México e esta terça-feira deu ainda mais um passo numa semana inesquecível, ao derrotar Oscar Otte (78.º), por 3-6, 7-6(3), 2-1 e desistência para somar o seu primeiro triunfo em quadros principais ATP. “Estou a viver um sonho e nada disto teria acontecido sem o meu irmão. Ele é a pessoa mais importante da minha vida. Uma inspiração e genuinamente uma boa pessoa”, assegurou Jacopo.

Um par de horas antes, Matteo também havia avançado para os oitavos-de-final. O antigo finalista de Wimbledon ganhava por 6-0, 1-0, 40-0 diante de Alex Molcan quando o tenista eslovaco desistiu. Ou seja, os dois manos venceram após desistência dos rivais. Uma meia-final de família é cenário possível… mas improvável.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt